Guia Infantil

quarta-feira, 10 de março de 2010

Fraldas Ecológicas




A fralda é um dos elementos essenciais à vida de um bebé recém-nascido. É também onde os pais gastam a maior parte do orçamento como já foi postado aqui. E convenhamos, não são dos produtos mais ecológicos. Quando incineradas, liberam dioxinas (um composto altamente cancerígeno) para a atmosfera; nos lixões a céu aberto, esse material leva em média 450 anos para se reintegrar á natureza. Em países como a Bélgica, o governo patrocina 70% do custo das fraldas para cada família, desde que sejam de pano, tamanha é a dimensão do problema. Equivalentes a 2% do lixo urbano de um grande centro, em SP isso significa algo em torno de 260 toneladas diárias, só de fraldas descartáveis.

A alternativa são as fraldas de pano, ecológicas e reutilizáveis.

A troca de fraldas descartáveis pelas de pano, apesar de parecer algo retrógado é considerado uma atitutde de alto impacto por qualquer autoridade em meio ambiente, inclusive noticiado pela revista Veja, na 1a edição do ano de 2010.

Completamente laváveis, reduzem a necessidade e o gasto de estar constantemente comprando fraldas novas, podendo utilizar-se sempre as mesmas.

Fabricadas com produtos naturais e respiráveis, geralmente algodão orgânico não branqueado (evitando-se assim o uso de químicos nocivos), reduzem os riscos de dermatites e ajudam o bebê a largar as fraldas mais cedo. (Será?)





Uma fralda de pano, anatômica, ajustável através de fechos de contato ou botões de pressão, ou té mesmo velcro, com camada impermeável que evita vazamentos, como estas da figura acima, custa em torno de R$ 30,00. Porém, a unidade sai mais em conta de acordo com a quantidade comprada. Se fizermos as contas, no final saem mais baratas que as descartáveis .

Não sei se vou aderir, mas fica a dica!

Nenhum comentário: