Guia Infantil

terça-feira, 25 de maio de 2010

A primeira vacina

A vacina BCG protege a criança do Bacilo Calmette-Guérin, que pode causar graves casos de tuberculose. É administrada uma dose única em crianças com peso superior a 2quilos antes mesmo de saírem da maternidade.

Como a Paulinha saiu com 1800g a vacina não foi administrada nem a ela nem a Otávio, que já poderia receber já que ele tinha 2120g. Mas já imaginaram eu com 2 calendários de vacina para cumprir? Impraticável, ?

Então, na última sexta-feira, dia 21 de maio, na primeira consulta ao pediatra constatamos que Paulinha já estava com exatos 2 quilos. Primeira providência foi levá-los ao posto de saúde para receber a BCG e a vacina contra hepatite B

A vacina BCG é aplicada por meio de uma injeção, que forma uma pequena cicatriz no braço direito algumas semanas depois. Aquela marquinha charmosa que todo mundo tem...

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 99% dos bebês brasileiros recebem a BCG desde 1995. Cobertura quase total. Muito bom!

E lá fomos nós.

Posto de saúde lotado: vacinação de adultos, jovens e crianças contra a H1N1. Ainda bem que bebezinhos são prioridade!

Primeiro o Otávio: ele tava dormindo, aí agulhadinha prá lá, chororô prá cá!

Agora a vez da Paulinha: ela também estava dormindo. A enfermeira apertou o bracinho, deu a agulhadinha e ela nem te ligo!

Mulher, gente...se acostumando com as dores da vida desde já, meu Deus!!!!!

Bem, era prá eles tomarem também a primeira dose da vacina contra Hepatite B, mas não tinha a agulha específica para a tal vacina.

Sem comentários, ?



Nenhum comentário: